O profissional de atividades físicas e de movimentos funcionais tem um dos papéis mais importantes na Pandemia. Nunca a atividade física foi tão necessária para manter a sanidade mental, física e afetiva da população mundial. Segundo a OMS, a atividade física é uma das maiores ferramentas de manutenção e melhoria da saúde.
Mas a pandemia afetou muito a nossa profissão, pois sempre atuamos presencialmente, o que hoje é uma rara exceção.
1. Os profissionais que perderam clientes: vários deles nos disseram que perderam 30% ou mais de alunos particulares; já em academias, clínicas e estúdios o percentual de perda fica entre 50 a 60%, e alguns locais até fecharam porque os clientes não se adaptaram com o formato on-line.
2. Outro grupo reúne os profissionais que conseguiram recuperar, ou mantiveram os alunos em aulas on-lines, híbridas e presenciais, colocando esforço, atenção e com um cansaço dobrado com a pandemia.
Nas situações 1 e 2, os profissionais ainda enfrentam problemas de como atender no on-line, híbrido e presencial, e se perguntam qual o melhor modo de trabalhar neste cenário inconsistente. Ambos também têm a preocupação se as coisas não vão piorar de novo e se vão abrir ou fechar os espaços das aulas.
3. Tem um terceiro grupo com os profissionais que aproveitaram a pandemia, se reinventaram e aumentaram o número de alunos. Alguns até fizeram estratégias que mobilizaram centenas de alunos pagando uma assinatura mensal ou anual, desenvolveram aplicativos e criaram uma marca pessoal.
Porque, mais do que nunca, nós queremos que você vá ou se mantenha na situação 3. Aquela que você constrói uma marca, aumenta o número de alunos e, não só isso, oferece serviços de alta qualidade para este momento tão drástico e que nossa área pode contribuir tanto.
Isso tudo, sem ter que aprender técnicas mirabolantes de marketing digital, tecnologia, desenvolvimento de aplicativos e sem fugir da sua essência e valores como profissional de educação física e profissional de movimentos funcionais. Ao contrário do que apregoam alguns blogueiros, que nem formados são mas atraem milhares de seguidoras, sem conhecimentos sólidos e profundos, e aplicam atividades equivocadas, além de ensinar errado.
O caminho é outro. Neste momento crítico e único de pandemia, é preciso ATUALIZAR-SE, sem perder tempo.
O exclusivo Método Dois Andares foi desenvolvido por ícones olímpicos, em uma abordagem global/sistêmica sobre o movimento, que utiliza como suporte práticas corporais, técnicas e métodos originadas do Treinamento Funcional, Pilates, Yoga, Mindfulness, RPG, Bioginástica, Reeducação do Movimento, GDS, Coordenação Motora e Eutonia. Este método global tem uma visão organizada do todo, integrada de maneira simples, inovadora, completa e aplicável.
Muitas vezes são oferecidos aos profissionais de atividades físicas e movimentos funcionais inúmeros cursos de diferentes técnicas, com orientações e práticas específicas, com muitas informações soltas, difíceis de serem incorporadas, devido a uma visão técnica limitada. Precisamos desenvolver uma visão embasada por um modelo global/sistêmico e que possa organizar essas aprendizagens, para que saibamos onde colocá-las e utilizá-las segundo as exigências. Exigências que, integradamente, nos orientem em como compreender o indivíduo nas suas características e necessidades e no seu momento de vida; em como ele está inserido no seu ambiente, tanto físico como social e as demandas das tarefas ou habilidades motoras, objetivando uma adequada e eficiente execução.
Este Método oferece ao profissional ferramentas para atuar com seus clientes e alunos, mesmo sem irem à academia, clínicas, estúdios, instituições esportivas, garantindo a realização das atividades físicas em casa.
- Para profissionais de Educação Física e Movimentos Funcionais que buscam por inovação, aperfeiçoamento e atualização profissional.
- Para profissionais que querem oferecer um serviço de alto desempenho aos seus clientes e alunos, aumentar sua autoridade, expandir sua área de atuação e ganhar mais pelo seu trabalho
- Profissionais que querem utilizar as técnicas mais avançadas de saúde e movimento para proporcionar resultados concretos para seus alunos e clientes, e que desejam aumentar a sua autoridade e reconhecimento profissional.
- Profissionais que querem ampliar sua visão global e aumentar a competência na aplicação das intervenções / aulas/ treinos/ sessões alinhadas com as metas do cliente.
- Profissionais que querem fazer parte de uma comunidade de especialistas que discutem e refletem sobre a eficiência do movimento para o bem-estar físico, psicológico e social.
Se você dominasse O MÉTODO e tivesse estes resultados, você acredita que seria um profissional diferenciado? Pense nisto, ainda mais neste momento de Pandemia.
Nunca ninguém enfrentou esse contexto tão mutante. Inúmeros profissionais, alunos, gestores de academias, clínicas e instituições esportivas estão esgotados, com medo, ainda sem saber como atuar neste momento.
É preciso, pensar diferente, fora da caixa, ter outras estratégias, novas rotinas nas aulas sem ter mais estresse e dificuldades.
Para aprender um jeito novo, pensar atividades diferentes, on-line ou com distanciamento, mediante a tanto estresse, é necessário uma forma simples e fácil. É preciso encontrar atalhos, caminhos mais curtos e leves e que já foram implantados e testados.
Muita gente está com dificuldade, academia/professor que não se conecta com os alunos/ clientes, não se conecta com a realidade dos alunos/clientes em casa, com suas demandas, suas limitações. Não consegue trabalhar com materiais e espaços alternativos, não estabelece uma relação que tenha significado para os alunos/clientes, que engaje efetivamente nas atividades. O resultado é que muita gente acaba parando de se movimentar. E isso só aumenta os problemas físicos, mentais, emocionais e afetivos.
Por outro lado, muita gente que nunca tinha feito uma aula on-line de lutas, danças, ginástica, yoga e recreação aprendeu a usar esta ferramenta e hoje tira muitos frutos deste trabalho: ganha dinheiro, reconhecimento e aumenta o número de clientes.
O Centro Dois Andares, neste momento de pandemia, também não parou sequer um minuto. Todos seus atendimentos foram mantidos de maneira presencial, depois híbrido e em alguns momentos 100% online. Além disso, construímos uma plataforma de Ensino à distância para poder compartilhar o que temos de mais precioso.
Não é sua culpa não saber o melhor modo de agir, há muitas informações incompletas, distorcidas, incoerentes, que não dão segurança para atuar neste novo momento.
Em meio a tudo isso, a boa notícia é que o Centro Dois Andares criou o Método Dois Andares em boa hora. Um método que funciona para a atuação dos profissionais de atividades físicas e movimentos funcionais na promoção da melhoria da saúde e qualidade de vida dos clientes e alunos.
Nós do Centro Dois Andares podemos ajudar muito nesse momento. Este método exclusivo é capaz de integrar as mais avançadas técnicas e práticas de atividades físicas e movimentos funcionais e guiar os profissionais em atividades que funcionam, seja no presencial ou em atividades on-line.
Sabemos que funciona e queremos encurtar caminhos. Você não precisa sofrer mais neste momento. Temos atalhos e conteúdos teóricos e práticos para que você possa aplicar imediatamente. Você não precisará começar do zero.
O Centro Dois Andares nasceu da união de conhecimentos e experiências entre Ana Moser (medalhista olímpica) e José Elias de Proença (preparador físico olímpico). Juntos, desenvolveram uma metodologia de atividades físicas para todos os perfis e expectativas, que tem como base a manutenção da boa saúde física e motora, no desenvolvimento de habilidades funcionais relacionadas com as exigências do entorno.
Com suas carreiras voltadas para o alcance da performance no desenvolvimento do voleibol, eles fizeram adaptações para que o melhor desempenho atingisse não só os atletas mas todas as pessoas, considerando o cotidiano de cada uma, melhorando assim sua relação com o ambiente onde vive, compensando desequilíbrios musculares e melhorando a qualidade de vida de todos.
O Centro Dois Andares desenvolveu um Método próprio, profundo, inovador e prático, que você terá acesso em primeira mão nesta Certificação M2A®.
Aprendemos com Método Dois Andares a relacionar e integrar conceitos de eficiência pelo movimento, da importância do movimento, de habilidades motoras, de como os indivíduos aprendem, de como processam as informações e do controle motor para possibilitar o entendimento sistêmico para a aplicação prática.
Você irá conhecer novas possibilidades de intervenções que trazem uma visão global e crítica do movimento e da atividade física, suportado por evidências científicas, por meio de conteúdos teóricos e práticos e diferentes técnicas já testadas, adequando os processos de ensino e aprendizagem, orientações, feedbacks para este novo formato on-line, repertório de diferentes formatos de aulas e variações de implementos/materiais..
Este Método é único no mercado e vai lhe dar uma vantagem competitiva única, porque integra as técnicas mais avançadas com um olhar sistêmico e prático para seu dia a dia.
Ganhe autoridade e conte com o apoio de profissionais renomados para aplicar as técnicas, porque você se associa a um método eficiente e uma equipe extremamente qualificada, que dará atalhos para que você possa aprender com rapidez, sem demorar décadas, porque estes profissionais simplificaram o caminho, tornando tudo mais lógico, rápido e eficaz. E o melhor: tudo já foi testado em milhares de pessoas.
Atualize seus conhecimentos e conte com o apoio de profissionais renomados para aplicar o método, porque você se associa a uma marca inovadora, de credibilidade, competência e a uma equipe extremamente qualificada. Além de lives ao vivo com o prof. Dr. José Elias de Proença e Ana Moser.
Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarulhos, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. José Elias acumula uma experiência de mais de 35 anos na formação de pessoas que atuam nas áreas de esporte, saúde e bem-estar. É responsável pela preparação física da seleção feminina brasileira de voleibol desde 2003. Com um trabalho muito bem planejado e executado, a partir de detalhes, contribuiu para a seleção colecionar títulos como Olimpíada de Pequim 2008 e Londres 2012, além, claro, do World Grand Prix 2016. Cada atleta em quadra tem seu desempenho físico e técnico-tático construído e José Elias Proença, preparador físico da seleção, é um dos responsáveis pelos movimentos que valem pontos preciosos a cada partida e a cada conquista da equipe feminina. Zé seguiu no esporte profissional e se tornou bicampeão olímpico como preparador físico da seleção brasileira de vôlei feminino. Em 2015, ambos se reencontraram para recuperar a metodologia desenvolvida no passado, unida aos aprendizados de anos do IEE. Surgiu então a Dois Andares, uma iniciativa do IEE, com a junção de todas essas técnicas para criar o mais moderno método de treinamento funcional para todos. Para crianças, adultos, pessoas da terceira idade, dentro de casa, de nossa academia, ou no espaço público, em praças, parques e avenidas abertas a pedestres. Para todos os perfis e expectativas. Com o objetivo de promover mais a atividade física como fator fundamental para se ter um corpo e mente em equilíbrio e uma vida mais ativa.
ANA MOSER
Ana Moser começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade e, com apenas 16 anos, transferiu-se para São Paulo após ter sido convocada pela primeira vez para a seleção infanto-juvenil. Integrou a seleção adulta em 1987. A Ana foi uma das maiores jogadoras do vôlei feminino brasileiro e fez parte de uma das mais vitoriosas gerações da modalidade no País. Com uma medalha de bronze olímpica, em Atlanta (1996), e dois títulos de Grand Prix (94 e 96), a ex-atleta é exemplo de superação e forte personalidade dentro e fora da quadra. Com apenas 19 anos, já era titular entre as adultas e defendeu a camisa do Brasil por três jogos Olímpicos consecutivos, Seul (88), Barcelona (92) e Atlanta (96). Ela se despediu das quadras com 31 anos, em 1999. Dois anos depois, fundou o Instituto Esporte e Educação. A ex-atleta também presidiu a Atletas pelo Brasil e, em 2009, tornou-se a quarta brasileira a entrar para o Hall da Fama do Vôlei. Ana Moser foi vencedora da primeira edição do programa aprendiz Celebridades, da TV Record. Ana Moser conta que aprendeu a lidar com a pressão do esporte ao não condicionar seu sucesso às grandes vitórias. "Se você considerar que vitória é só o primeiro lugar, qualquer situação em que você não fique em primeiro é uma derrota. Meu aprendizado com o vôlei é que a vitória é o avanço, é o ir para frente. É evoluir - e evolução não significa estar no topo necessariamente".
D.S. Idade: 51 anos.
Feminino
Com o Método Dois Andares ocorreram várias melhoras corporais. Meu joelho e a dor no quadril melhoraram muito, até esteticamente achei que evolui, dei uma firmada boa. Melhorei muito em outros aspectos, que nem eram meu objetivo, como a coordenação motora e equilíbrio.
I.C. Idade: 65 anos.
Feminino
Eu procurava um lugar que não fosse aquilo de fazer musculação, pois a partir de certa idade você tem que se preocupar em não entrar em uma academia que ninguém olha para você. Com o Método Dois Andares a minha postura e meu joelho melhoraram bastante. Aqui você não é um número que está ali no meio, há uma preocupação dos professores com cada um.